sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os novos tempos.






Fidel Castro.

Esta é a foto mais recente
de uma das figuras mais
polêmicas do nosso tempo.
Meu filho Jorge Alexandre, estava
em Cuba no dia em que Fidel
passou o poder para seu também
polêmico irmão Raul.
Segundo o relato de meu filho,
a única anormalidade foi um
maior número de soldados, nas
proximidades dos predios públicos.
Fidel, como mostra a foto, está
muito debilitado, mesmo assim
tem interferido no destino do
povo cubano.
Assistindo ao famoso ducumentário
Buena Vista Social Club, e ouvindo
os relatos de meu filho, pude
entender um pouco da vida da
população de tão importante em
todos sentidos, região do planeta.
Os Cubanos estão vivendo no século
passado e em algumas regiões ainda
percebe-se a força da escravidão.
Eles vivem hoje como todo o
mundo a expectativa da posse de
Barack Obama. Obama que recebeu
apoio dos cubanos que vivem nos
Estados Unidos e torcem para que o processo
de abertura muito lento em Cuba,
seja acelerado e permita com o
fim do embargo americano, que
se tenha acesso as mesmas ferramentas
que o restante do planeta.
Entre os relatos de meu filho, um que me
deixou triste foi sobre a comida que
é racionado, além da proibição da presença
dos cubanos nos lugares de turismo.
Não convide meu filho para comer macarrão!
Durante o período em que lá esteve como turista
este foi o prato principal.
Por ser negro, também foi confundido como
um local e tratado com truculência até mostrar
o passaporte.
Tudo isso não abate a força e a garra do
povo, que ama sua terra, e busca como pode
estar em sintônia com a realidade do
mundo.
Que o novos tempos, chegue também
ao nossos irmãos cubanos.

Jorge Luiz.

Nenhum comentário: