sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sargento Batista


















Quem viveu em Além Paraiba do inicio do século
até os dias de hoje, já escutou algumas histórias
e estórias do pai de minha mãe.
Entre outras uma muito triste e já narrada no blog
do meu amigo Mauro Senrra(link aqui),falando sobre a explosão
de artefatos armazenadas na cidade durante a revolução de 1930
e quando varias pessoas perderam suas vidas inclusive um dos meus tios
de nome Emanoel.
Estou retornando ao blog após a copa do mundo, período
em que fiquei envolvido em varias atividades que não sobrou
tempo para estar aqui com vocês.
Ao retornar me veio uma das muitas histórias do sgto Batista.
Um certo dia um cidadão,recem chegado da Bahia, pediu abrigo
e apoio ao sgto Batista para se adptar a cidade.
Os dois se transformaram em bons amigos,chegando até mesmo
o cidadão baino e sua mulher a batizar uma das filhas do
sgto Batista, minha mãe foi a filha dado ao casal para o batismo.
Eu gostaria e muito de ver a cidade fazer reverência ao cidadão
baiano que não foi outro se não o professor João Coleiro
um dos mais importantes professores do Licéu de Artes e Ofício
cujo prédio na Vila Laroca é utilizado pela Faculdade em um dos
seus cursos.
Professor João,um negro, foi um formador de talentos e homem
de uma cultura fantástica que tive oportunidade de conhecer.
O apelido de João Coleiro, veio do uso cotidiano do terno negro, camisa
branca e gravata tipo borboleta na côr preta.
Vou pesquisar um pouco mais sobre ele e sua fiel companheira
Dona Dudu e contar para vocês.
Sei que o professor João Coleiro, tem parentes por varias
partes do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.
Se você sabe um pouco mais de sua história e desejar contar eu agradeço.
Jorge Luiz.

hoje

Um comentário:

Maria Luiza disse...

Bom conhecer um pouquinho da história de quem amamos e apreciamos. Principalmento quando essa história consegue justificar e fazer-nos entender de onde pode vir essa admiração. Parabéns, Sargento Batista: seu descendente carrega com ele todo o seu carisma!